Visão Sistêmica

De acordo com a Legislação Brasileira, a Organização Sindical das Atividades Econômicas se estrutura em três planos: Confederação Nacional, Federação Estadual e Sindicatos Municipais.

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC

O Sindilojas Meio-Oeste integra o Sistema CNC, que atua em todo o País representando as Empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e promovendo educação profissional e qualidade de vida para os trabalhadores do setor terciário e para a sociedade por meio das entidades:
• Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
• 34 Federações Estaduais e Nacionais filiadas
• 878 Sindicatos das empresas do comércio de bens, serviços e turismo
• 02 Departamentos Nacionais - Sesc e Senac
• 54 Departamentos Regionais - Sesc e Senac
• 851 Unidades operacionais - Sesc e Senac

Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina – FECOMÉRCIO/SC

O Sindilojas Meio-Oeste é filiado a Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina – Fecomercio/SC, que é um órgão sindical e não estatal formado pela união de diversos sindicatos, prestando-lhes assessoria nas áreas jurídica, econômica, sindical, administrativa, tecnológica e imprensa, além das pesquisas de mercado.

O Sistema Fecomércio nos estados é composto pelo SESC (Serviço Social do Comércio) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Ambas são entidades nacionais subordinadas Federações do Comércio e no âmbito federal à Confederação Nacional do Comércio. Sendo assim, o presidente do Conselho da Fecomércio é conseqüentemente também presidente dos conselhos do Sesc e Senac