BASE ESTRATÉGICA

Missão do Sindicato

"Representar a categoria do comércio de modo a contribuir para o fortalecimento da atividade."

A partir da assertiva de que o desenvolvimento do País se dá pelo empreendedorismo, a razão de ser do Sindicato é assegurar às empresas representadas as condições necessárias para alcançar resultados de excelência com sustentabilidade e crescimento.

Visão do Sindicato

"Liderar a comunidade empresarial representada, com reconhecida influência no desenvolvimento da região."

Ser líder é estar presente no cotidiano do empresário representado, defendendo seus interesses e os da sociedade civil, superando suas expectativas. A intenção do Sindicato é ampliar cada vez mais suas ações com qualidade e abrangência, contribuindo para o desenvolvimento da região.

Princípios do Sindicato

Ação pelo propósito: Agir sempre motivado pelo propósito maior, pelo bem-estar da sociedade como um todo, e nunca pelo medo, que paralisa ou leva a distorção no próprio modo de ser (autoproteção e isolamento que impedem de honrar a vida e tudo ao redor).

Busca de harmonia: Responsabilidade de contribuir para a perfeita harmonia na organização e no seu entorno, zerando os conflitos e a competição predatória. Sempre prevalecerão a opinião e o curso de ação mais alinhado ao propósito maior.

Responsibilidade pelo todo: É responsabilidade estar conectado, envolvido e não alienado, participante e ativo junto ao time maior que constitui a organização. O espírito é de responsabilidade compartilhada, por meio do qual todos assumem 100% da responsabilidade pela resolução dos problemas.

Equilíbrio de interesses: Não permitir que nenhum interesse pessoal e/ou parcial domine deliberações nem controle decisões. A estrutura de governança é quem delega autoridade(s) para que haja diálogos e deliberações entre iguais. Nenhuma decisão deve ser tomada até que todos os diretamente afetados por ela, tenham sido ouvidos.

Auto-organização: Todos os participantes têm o direito de se auto-organizarem a qualquer momento e em qualquer escala em torno de atividades, de acordo com os propósitos e princípios.

Bandeiras do Sindicato

• Combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas.
• Formação de lideranças e gestores para o comércio.

COMPOSIÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO

MAPA ESTRATÉGICO 2013-2020 DO SINDICATO