Histórico

Entidade representativa do Empresariado da Região do Meio Oeste Catarinense, o Sindicato do Comércio Varejista do Meio Oeste Catarinense foi fundado no dia 05 de janeiro de 1972 como Associação Profissional do Comércio Varejista de Joaçaba.

Surgiu do interesse em comum de 13 líderes, Empresários do Comércio Varejista de Joaçaba: Antonio Vitorino Sganzerla, Antonio Hélio Batista, Aldo Domingos Dolzan, Arthur Adriano Peruzzo, Boa Ventura Nunes Varela, David Mendes Ribas, Herbert Hugo Sühnel, Ivo José Dallanora, Ivan Orestes Bonato, João de Marco, Nelson Saretto, Raul Furlan, Ubaldino José Sroho. O objetivo fundamental do grupo era promover a união do Empresariado Comercial da Região a fim de fortalecer a Classe.

Em 05 de agosto de 1974, o Ministério do Trabalho e Emprego aprovou o Estatuto Social e atendeu a solicitação da Associação Profissional, reconhecendo a Entidade como Sindicato Representativo da Categoria Econômica do Comércio Varejista, concedendo a Carta Sindical, ficando denominado como Sindicato do Comércio Varejista de Joaçaba.

Em 28 de outubro de 1976, a Secretaria do Trabalho e promoção Social do Estado de Santa Catarina, através da Coordenação do Trabalho e Assuntos Sindicais, Divisão de Assistência às Entidades de Classe reconheceu o Sindicato como Utilidade Pública Estadual.

Em 05 de agosto de 1984 a gestão 1984/1987, inaugurou a sede própria do Sindicato situada até os dias atuais no Edifício Ermacenter.

Em 12 de março de 2008, o Ministério do Trabalho e Emprego concedeu ao Sindilojas Meio Oeste Catarinense, o Registro Sindical com abrangência intermunicipal por despacho publicado no D.O.U. em 03/12/07, Seção I, pg. 58.

No dia 09 de novembro de 2010, o Sindilojas recebeu da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Certificado de Integração junto ao Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio - SICOMERCIO a que se refere o Artigo 8º, Inciso IV, da Constituição Federal, correspondente ao Código de Entidades Sindicais. Nesse mesmo ano foi alterado nome para Sindicato do Comércio Varejista do Meio Oeste Catarinense.

No decorrer desta trajetória, os seguintes Dirigentes passaram pela Presidência do Sindilojas Meio Oeste Catarinense:

• Jorge Ronaldo Pohl

Gestão: 2022 a 2025

• Manoel Donato Melo de Liz

Gestão: 2018 a 2021

• Solange Baretta Mandryk

Gestão: 2014 a 2017

• Jorge Ronaldo Pohl

Gestão: 1993; 2010;2011 a 2013

• Nestor Furlan

Gestão: 1993 a 1996; 1996 a 1999; 1999 a 2003; 2003 a 2006; 2007 a 2010

• Nelson Saretto

Gestão: 1983; 1984 a 1987; 1987 a 1990 e 1991 a 1993

• Lucio Paludo

Gestão: 1978 a 1980 e 1981 a 1983

• José Rubens Batista

Gestão: 1975 a 1978

1º Presidente do Sindicato após Associação se transformar em Sindicato

• Raul Furlan

Gestão: 1972 a 1975

1º Presidente quando o Sindicato era ainda a Associação Profissional do Comércio Varejista de Joaçaba

Em 1983 devido ao pedido de licenciamento do Presidente Lucio Paludo, o empresário Nelson Saretto assumiu como Presidente, ficando na presidência até 1993. Em 1993, devido ao seu falecimento, o empresário Jorge Ronaldo Pohl assumiu como Presidente até o final dessa gestão. No ano de 1994, o Empresário Nestor Furlan assumiu como presidente e permaneceu na presidência até o ano de 2010, e devido ao seu falecimento o empresário Jorge Ronaldo Pohl assumiu como Presidente até o final dessa gestão.

Av. XV de Novembro, nº 371, Edifício Ermacenter, 8º andar, sala 803
JOAÇABA-SC  CEP: 89600-000
Fone/Fax: (49) 3522-0382

executiva@sindilojasmeiooeste.com.br
© 2010 - Sindilojas Meio-Oeste Todos os direitos reservados.