Leandro Hassum leva lições de empreendedorismo ao Sicomércio 2025
 

Ator e comunicador destaca o riso como ferramenta de liderança, protagonismo e performance nos negócios, durante palestra promovida pela CNC, em Brasília

Com uma trajetória consolidada de mais de 37 anos no entretenimento e uma carreira marcada pelo riso, o ator e comunicador Leandro Hassum foi o convidado especial do último dia do Sicomércio 2025, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta sexta-feira (11), em Brasília.

Em sua palestra, Hassum compartilhou estratégias de liderança e protagonismo nos negócios, aliando humor, superação e gestão pessoal como elementos essenciais do sucesso profissional e corporativo.

“Família é a nossa primeira empresa. Se ela estiver bem gerida, conseguimos fazer bons negócios e ter empresas de sucesso”, disse o ator, que usou sua própria trajetória para exemplo de como a construção emocional influencia diretamente a performance profissional.

Empreender é comunicar

Durante a apresentação, Hassum se definiu como um “comunicador que empreende”, com passagem por teatro, televisão, dublagem e cinema. Com mais de 58 filmes na carreira e outros sete entre lançamentos e filmagens previstas até 2026, Hassum ressaltou que sua veia empreendedora está na forma como conduz sua própria imagem, negocia contratos e constrói conexões com o público e parceiros.

“Nossa empresa tem que ser alegre e feliz, mas também tem que dar resultado. O humor ajuda a chegar a esse resultado.”

Para ele, vender sorrisos é mais do que arte, é modelo de negócio. Seu contrato com a Netflix, onde está há cinco anos, inclui o sucesso global Tudo Bem no Natal que Vem, terceiro filme mais assistido da plataforma no mundo.

“É uma grande responsabilidade saber que você é um remédio para alguém. Essa é a mesma responsabilidade de um líder com sua equipe.”

Humor como ferramenta de liderança

Hassum relacionou a figura do palhaço à função do gestor. Segundo ele, o palhaço se anula como indivíduo ao pintar o rosto de branco para refletir o que o público precisa naquele momento.

“O líder também precisa, muitas vezes, colocar uma ‘cara neutra’ e manter o barco firme mesmo em meio à tempestade. Ele é o palhaço da sua equipe.”

Reforçando a importância do bom humor como elemento estratégico, citou estudos de Freud sobre o papel terapêutico da comédia, casos reais de superação em sua carreira e até momentos em que o riso foi decisivo para virar o jogo.

“O humor transforma, melhora o ambiente de trabalho, aumenta a autoestima e fortalece a segurança das equipes.”

Gestão da própria marca

Ao narrar sua jornada de transformação física, saiu de 160 kg para 85 kg após uma cirurgia bariátrica e mudança de hábitos, Hassum refletiu sobre a importância de tratar a si mesmo como uma empresa.

“Antes, minha estratégia era ruim. Eu escolhi a agressividade como defesa. Só depois entendi que o melhor caminho era a comunicação. Quando você é engraçado de verdade, você lidera. E, quando você lidera, você se conecta.”

Ele enfatizou que seu protagonismo começou muito antes de ser o nome principal em programas de TV ou filmes. “Quando eu dizia uma frase no fim de um quadro do ‘Zorra Total’, mesmo sendo só um bordão, eu era o final da cena. Se eu não entrasse, o quadro não acabava. Toda peça dentro de uma empresa é fundamental.”

 

Constância, propósito e protagonismo

Ao final da palestra, Leandro Hassum ressaltou que o segredo do sucesso está na constância do propósito e na busca consciente pelo protagonismo. “Fracassar faz parte. O sucesso é construído por muitos nãos. A diferença está em quem levanta depois de cada queda.”

Aos jovens empreendedores e líderes do setor de comércio e serviços, ele deixou uma mensagem: “Seja o capitão do seu navio, mesmo quando a maré estiver ruim. Carregue o humor com você porque ele será sua força, sua conexão e sua estratégia para seguir em frente.”

 


Fonte: CNC


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