2012 no varejo
 

A convivência com juros altos, geração de empregos em nível moderado, incertezas sobre a crise internacional, inadimplência em crescimento e acomodação do consumo por parte das classes emergentes teve impacto em 2011, que fechou sem o crescimento projetado no início do ano. As vendas nos últimos meses, assim como as do Natal, mostraram claramente que teremos mudanças na economia brasileira. Os números de crescimento a taxas chinesas vistos nos últimos anos não deverão ocorrer, porém o setor ainda deverá ser o de melhor desempenho no Brasil.

Já nos primeiros meses do ano teremos a injeção de R$ 47 bilhões na economia oriundos do reajuste do salário mínimo, recursos que serão carreados para o consumo. Todavia, a grande mudança está no perfil do consumo, que já vê a demanda reprimida que existia na "nova classe C" relativamente satisfeita, assim como o amadurecimento de nosso mercado. O varejo deverá sofrer mudanças em sua atividade para se adequar a esta nova fase. 

O maior desafio deverá ser a manutenção no nível de emprego do país, hoje a coluna que sustenta a economia através do consumo das famílias. Para o ano, o crescimento do PIB não deverá ser superior a 3,5%. Os números dos dois últimos trimestres, associados à instabilidade nos mercados internacionais e à tendência de acomodação do consumo interno, sinalizam para um crescimento discreto do PIB.

O Banco Central (BC) deverá manter sua política de redução da taxa básica de juros, chegando a juros reais de 5% (taxa de juros descontada a inflação). A preocupação com a inflação estará no centro das atenções do BC, mas a redução na atividade econômica também. Devemos ter uma inflação menor do que a de 2011, contudo, acima do centro da meta, uma vez que o BC não poderá atuar com uma política de juros altos, sob pena de paralisação econômica no Brasil. 

*Roque Pellizzaro Junior 

  Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)






 


Fonte: Diário Catarinense


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