Inovação para competir
 
     No atual cenário imprevisível, a geração de melhores resultados demanda que as organizações inovem e busquem continuamente implantar boas práticas de gestão.
A aposta na inovação vem despontando como um grande diferencial das empresas, contribuindo para o aumento de sua competitividade e perenidade no mercado.

     Uma das provas de que países e organizações estão empenhados nessa questão é o recente resultado do ranking mundial de inovação de 2011, elaborado pela Confederação das Indústrias da Índia e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual.O levantamento mostrou que o Brasil subiu 21 posições em relação ao ano passado, quando ocupava o 68º lugar.
Mas ainda há muito a fazer para que as organizações apresentem resultados em um ambiente mutável e competitivo. A busca por novas ideias deve ser um valor internalizado na cultura das organizações.
    
     É preciso ter uma visão sistêmica da gestão e compreender que a inovação deve acontecer na empresa como um todo.
Nesse processo de engajamento, as lideranças das empresas têm um papel fundamental para criar um clima propício à inovação nos empreendimentos, que promova a geração de ideias em áreas estratégicas e que incentive os colaboradores a participar de maneira ativa deste processo.

     Ciente da importância deste posicionamento, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) destaca a Cultura da Inovação como um dos 11 fundamentos que suportam o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado para organizações de todos os portes e setores em todo o país.
Dessa maneira, a geração contínua de ideias e sua incorporação à gestão de forma sistêmica contribuem na busca pela excelência e no aumento da competitividade não só da empresa como também do país.

     Mas esse esforço só valerá a pena e trará resultados promissores quando a inovação fizer parte do planejamento estratégico das organizações e expandir fronteiras, engajando o grupo na mesma causa em prol do sucesso do negócio e do desenvolvimento sustentável do Brasil.
 
 
*JAIRO MARTINS
 Superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade

Fonte: Diário Catarinense - Florianópolis/SC


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