Pesquisa de Resultado das Vendas de Natal revela como foi o consumo na melhor data para o comércio
 

A principal data para o comércio varejista revelou faturamento superior em 2012, na comparação com o ano passado. É o que revela a Pesquisa Fecomércio-SC de Resultados das Vendas de Natal 2012, concluída nesta quinta-feira, 27 de dezembro, que contemplou seis cidades e 499 empresas. 

De um ano para o outro, o levantamento apontou que o comércio catarinense acumulou alta de 4,34% na receita de vendas no período, percentual um pouco abaixo dos 5% projetados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina. Para ter acesso ao relatório completo, basta clicar 
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Tíquete médio

Além do faturamento, a pesquisa apurou o tíquete médio gasto com o presente de Natal. No estado, o valor médio gasto ficou em R$ 254,85. Na amostra por cidade, os joinvillenses aparecem como os consumidores que mais gastaram na data para presentear: R$ 436,81. 


Em segundo lugar, vem a capital do Estado, com R$ 342,44. Chapecó ocupa o terceiro lugar, somando um tíquete médio de R$ 276,26, seguido por Lages (R$ 189,63), Blumenau (R$ 185,40) e, por último, Criciúma, onde o morador foi mais comedido na hora das compras. Gastou, na média, R$ 145,33. 

O resultado é menor do que foi mostrado na Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2012, publicada pela Fecomércio-SC, em novembro. No levantamento anterior, os consumidores pensavam gastar R$ 372,25, o que não se confirmou. Em comparação com o Natal de 2011, o gasto médio também ficou um pouco menor. No ano passado, os consumidores gastaram R$ 264,77.

Contratação de temporários 

A pesquisa também trouxe dados sobre o mercado de trabalho, já que o período apresenta forte movimento de contratação de temporários. Ficou registrado que 44,64% dos entrevistados contrataram novos colaboradores, ou seja, a expectativa de boas vendas fez com que fosse grande o número de empresas que recorreram à mão-de-obra extra neste Natal. Dentre estas empresas que contrataram a média de novos colaboradores também foi elevada: 3,7 por empresa. 

Formas de pagamento

Na hora de pagar as compras, mais uma vez, o consumidor escolheu o cartão de crédito. De acordo com a pesquisa, o parcelamento no cartão foi a escolha de 39,9% dos compradores, seguido pelo pagamento à vista também no cartão de crédito, que alcançou 26,8%. Ou seja, o cartão de crédito dominou a data, sendo responsável por 66,7% das transações do período. Na sequência, aparece o pagamento em dinheiro (17,2%), à vista no cartão de débito (9,1%) e o parcelado no crediário (5,7%). 

Outro dado que chama a atenção é o expressivo percentual de pagamentos à vista, independentemente do meio de pagamento. Mais da metade dos consumidores (53,1%) pagaram as compras à vista, comportamento associado diretamente ao recebimento do 13º salário, e que contribui para a manutenção da saúde financeira das famílias catarinenses.

Balanço
Na avaliação da entidade, o crescimento do faturamento do comércio em 2012 se deu devido ao maior volume de vendas, o que colaborou para as expectativas de que o Natal seria um importante catalisador da retomada das vendas do varejo, movimento que já ocorria desde a metade do ano, e que deve se intensificar em 2013. Em comparação com novembro, vale ressaltar, o crescimento do faturamento foi de 22,62%, confirmando a importância do Natal para as vendas do comércio.


Fonte: Fecomercio-SC


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